Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre

12 Agosto 2008
Triunfos de Eduardo Rodrigues (pai) e José Rodrigues (filho) nas classes 3 e 4. Antes, na Final B, Bruno Neto e Avelino Reis já tinham terminado nas duas primeiras posições conquistando a presença na final principal, partilhando a últiima linha.
Foi em clima de festa que decorreu o 1.º Camião Cross Internacional de Montalegre, evento feito ao longo de dois dias na Pista Automóvel de Montalegre. Bancadas cheias, muita adrenalina, num espectáculo que recebeu a caravana do Campeonato Francês de Camião Cross, numa prova pontuável para o campeonato gaulês da modalidade, à qual se juntaram alguns dos especialistas nacionais que em tempos já teve um campeonato no nosso país.
A prova aconteceu fruto de uma parceria entre o Município de Montalegre, Clube Automóvel de Vila Real e Desigual Eventos, entidade promotora. Tudo somado resultou numa extensa lista de inscritos, a maior de sempre no nosso país.
Dividido em quatro categorias, a dos Super Camião Cross é a principal e aquela onde encontramos as mais potentes e espectaculares máquinas, que podem ser 4x2 ou 4x4, com um peso mínimo de 4,8 toneladas. São protótipos construídos a partir de modelos que tenham ou já tenham tido homologação FFSA ou FIA para corridas em circuitos e que chegam a debitar potências acima dos 1000cv. Segue-se a categoria Camião Cross, onde alinham tractores 4x2 ou 4x4, sem distinção de cilindrada e com um peso de mínimo de 4,8 toneladas. Na categoria Camião Standard alinham camiões 4x2 e com uma cilindrada máxima de 18500c.c., para um peso mínimo de 4,5 toneladas. E, finalmente, na categoria camião Ligeiro, criada em 2004, alinham os tractores 4x2, que na estrada pesam entre 3,5 e 5 toneladas, mas que aqui estão limitados a um peso mínimo de 2,2 toneladas.
 
ESTRELAS
PRESENTES
 
Entre os inscritos encontraram-se todas as estrelas francesas da modalidade, sendo de destacar os sempre espectaculares Jeremie Belair (Scania L111), Christophe Thevenot (Kenworth T2000) e Robert Leonel (Mack BS400). Já no que toca à armada portuguesa, José Rodrigues foi a estrela maior dando sequência ao triunfo obtido, no ano passado, em Baltar.
 
PROVAS
ANIMADAS

Como já foi referido, falaram em português os vencedores das Classes 4 e 3 deste Camião Racing Internacional de Montalegre depois dos triunfos de José Rodrigues e Eduardo Rodrigues. Porém, já antes, na Final B, Bruno Neto e Avelino Reis terminaram nas duas primeiras posições e com isso asseguraram a presença na Final principal, partilhando a última linha. Dizer também que na Final A, pela primeira vez, tínhamos em simultâneo nomes como José Rodrigues, Christophe Thevenot e Jeremie Belair, sem duvida os três que mais se destacaram ao longo das mangas e que prometiam um grande espectáculo durante as decisivas seis voltas.
 
CLASSE 4
 
Semáforo apagado, foi o Kenworth de Christophe Thevenot quem se destacou nos primeiros metros, mas o MAN de José Rodrigues desinibiu-se a meio da recta e na travagem para a primeira curva já era o piloto português que liderava o pelotão seguido por Thevenot e Belair.
Rodrigues optou por passar pela Joker Lap logo no início da corrida e isso fez com que caísse para terceiro, atrás de Belair, ficando assim com a vida dificultada para regressar ao primeiro posto. No entanto o piloto da Reboconort não baixou os braços e na terceira volta suplantou o Scania de Jeremie Belair, partindo depois na perseguição de Christophe Thevenot, alcançando o francês na volta seguinte para fazer mais um ataque no final da recta da meta e assim ascender à liderança para gáudio do publico que vibrava nas bancadas com a exuberância da condução dos três primeiros. Com a chegada de José Rodrigues à liderança ficou definido o escalonamento da classificação final, com o piloto de Penafiel a subir ao lugar mais alto do pódio, seguido de Christophe Thevenot e Jeremie Belair.
Num bom quarto posto classificou-se Avelino Reis, seguido de Bruno Neto, o quinto e ultimo a concluir a prova, uma vez que Robert Leonel que também estava qualificado, não alinhou devido a problemas mecânicos.
 
CLASSE 3
 
Na Classe 3, o único representante português também brilhou, com Eduardo Rodrigues a assumir a liderança dos acontecimentos logo no arranque para rodar na frente do pelotão durante toda a prova e concluir as seis voltas com nove segundos de vantagem sobre Sébastien Fargeas, que deitou tudo a perder com um meio peão precisamente na mesma altura em que Rodrigues passava pela Joker Lap. Mesmo assim conseguiu segurar o segundo posto, mantendo o Scania de Eric Rouliere atrás de si. Lionel Soulard levou o Renault G290 até ao quarto posto, seguido de Alain Hervé em Renault Midlum. Azarado nesta final esteve um dos favoritos ao triunfo – Frank Rougier – que teve problemas no Volvo logo no arranque, dando logo aí por terminada a sua prova.
 
CLASSE 2
 
O equilibrio foi a nota dominante na luta pelo triunfo na Classe 2, onde Nicolas Rouliere e Pierre Ihuel se entregaram a um bonito duelo, que terminou favorável ao piloto do Scania P380 pela diferença de 9,8 segundos, depois do concorrente do Volvo NL12 perder alguns segundos na Joker Lap. Olivier Guegan completou os lugares do pódio com o Scania L112, liderando um trio também composto por Pascal Grand (Renault S220) e Pierre Lacotte (Scania 110 Super). No sexto posto classificou-se Jean Claude Lagoude, seguido de Claude Cosnard com o DAF 3300.
 
CLASSE 1
 
Tal como nas mangas de qualificação, os Renault B110 perfilaram-se como favoritos na Final da Classe 1, com Alexandre Fissot e Cédric Torres a serem sérios candidatos à vitória, favoritismo esse que confirmaram ao assegurarem os dois primeiros postos no final das seis voltas que compuseram a final. Nos lugares seguintes classificaram-se três Iveco Daily, pilotados por Eric Raynaud, Gérard Lafond e Xavier Aristides, que foi o ultimo a terminar a prova, umas vez que Christophe Thevenot, Pierre Henri Massi e Hervé Poinet completaram apenas quatro voltas.
Nota final para o facto de ter sido bom voltar a ver os pilotos a retribuírem o apoio entusiástico do muito púbico que se deslocou até Montalegre, com alguns bonitos peões, realidade da qual estão arredados nas provas dos campeonatos nacionais.

Conferir CLASSIFICAÇÕES é favor clicar AQUI

Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre
Portugueses em alta no Camião Internacional de Montalegre