Ministro da Administração Interna visitou Casa do Capitão

05 Outubro 2008
Antes da inauguração do quartel dos Bombeiros de Salto, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, visitou o Pólo do Ecomuseu de Salto (Casa do Capitão). O governante não escondeu a surpresa pelo que encontrou. Um espaço que promete ser uma das grandes atracções turísticas do concelho de Montalegre.
Toda a extensa comitiva que acompanhou o ministro da Administração Interna ao interior do Pólo do Ecomuseu de Salto, vulgo Casa do Capitão, não poupou elogios à magnífica recuperação arquitectónica que observou. Requinte e bom gosto, aliado a um extraordinário espólio, fizeram da visita um dos pontos altos da presença de Rui Pereira pelo concelho.
Com uma recolha de material digna de ser vista, a Casa do Capitão promete ser uma referência turística do concelho de Montalegre.
Sublinhe-se que estamos a falar de um espaço vocacionado para a museologia da freguesia, com especial incidência na área etnográfica. A Casa do Capitão é também «um lugar de oferta cultural com serviço de biblioteca, com acesso à Internet, serviços educativos e venda de artigos regionais. Tem um auditório para 50 pessoas que permite reuniões e colóquios, bem como a passagem de pequenos documentários representativos da vida barrosã». Além do destaque dado à vida agrícola e à forte presença da raça barrosã, neste território, é prestada atenção especial à questão mineira, remetendo no futuro para um pólo das Minas de volfrâmio da Borralha.

Ministro da Administração Interna visitou Casa do Capitão