Actor Pedro Giestas 'visita' concelho de Montalegre

10 Outubro 2008
O conhecido actor Pedro Giestas está, por estes dias, pelo concelho de Montalegre com o fim de entender e sentir o "mundo" das memórias populares. A ideia desta pesquisa é auxiliar a montagem do espectáculo "A Visita", uma produção do Centro de Criatividade - Póvoa de Lanhoso e do Teatro Invisível.
Acompanhado pelo director do Ecomuseu de Barroso, o actor Pedro Giestas, juntamente com uma equipa de apoio, está a percorrer algumas das aldeias mais emblemáticas do concelho de Montalegre, tal como a própria sede. Fotografar, gravar imagens e falar com populares que tenham memórias do passado barrosão têm sido as preocupações deste conhecido actor. Um périplo que se iniciou em Montalegre e que já passou por locais como Vila da Ponte, Salto, Minas da Borralha, Paredes do Rio, Pitões das Júnias, entre outros.
Nós acompanhamos o primeiro dia de uma "viagem", a todos os níveis enriquecedora, que culminou com um jantar, na unidade hoteleira gerida pelo Padre Fontes, que reuniu figuras do Barroso com muitas histórias para partilhar. O encontro foi testemunhado por um número significativo de jornalistas.

«PESSOAS VÃO
ADORAR A PEÇA»

De uma forma informal, Pedro Giestas explicou aos presentes o porquê do projecto e o modo como está a ser desenvolvido. A estrear em meados de Novembro, o espectáculo "A Visita" (consultar detalhes no ficheiro anexo) vai percorrer todo o país. Montalegre é local obrigatório: «estou a adorar o concelho. É uma zona belíssima que já conhecia e que agora fiquei a conhecer melhor». Em relação à peça, Pedro Giestas referiu: «se as coisas funcionarem bem, como espero, todos vocês se vão identificar com a personagem. Não é intenção da peça ser moralista. Não há receitas. A ideia é que a solidão faça sentido porque será mais fácil aceitá-la».
O actor confessou que «todo o teatro tem uma intenção social» a ponto de afirmar que «o teatro é político. A arte toda ela é muito politica». O objectivo, acrescentou,  «é construir um objecto construtivo. A nossa intenção é fazer as coisas através da beleza, beleza que não é explícita. Eu acredito na subtileza. Em relação à peça, a única subtileza que ela possui, que não é analisável pós-espectáculo, é ver que apesar da personagem ter todo aquele sofrimento, é uma personagem feliz».

RECEPÇÃO NO
SALÃO NOBRE

Antes de percorrer o concelho, o actor Pedro Giestas foi recebido, no salão nobre da Câmara de Montalegre, pela vereadora da educação, Fátima Fernandes, pela responsável da DSC, Irene Esteves, e pelo director do Ecomuseu de Barroso, David Teixeira. A acompanhar o actor, estiveram: vereadora da cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira; director do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, Paulo Freitas; director do Centro de Criatividade, Mocho Rodriguez; técnicos Ramón Barreto e Ana Gonçalves e produtor Paulo Reis.
Actor Pedro Giestas "visita" concelho de Montalegre