'Magalhães' chega a Montalegre

18 Dezembro 2008
Foram entregues os primeiros 44 portáteis "Magalhães" a crianças do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Montalegre (todos do Escalão A). A recepção do aparelho provocou euforia àqueles que tiveram o privilégio de serem os primeiros contemplados. Cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara de Montalegre. Até final do 2.º período lectivo devem ser entregues 250.
O portátil português "Magalhães" é já uma realidade para algumas crianças do concelho de Montalegre. Ao todo são 44, todos beneficiários do Escalão A, o mesmo é dizer que recebem o aparelho gratuitamente. Há depois outros "patamares": Escalão B - 20 euros e sem escalão que obriga os pais a desembolsar 50 euros. Para Janeiro deve surgir a segunda "tranche" de computadores.
No acto de entrega, marcou presença, entre outros, Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, acompanhado pela vereadora da educação, Fátima Fernandes, e do representante do CAE (Centro Área Educativa), Fernando Moreira. O edil não escondeu a satisfação do momento: «é uma excelente oportunidade para os nossos filhos se desenvolverem através de uma magnífica ferramenta de trabalho. Muitos nunca poderiam ter um computador. No mercado custa cerca de 300 euros. Mesmo quem possa pagar, só paga 50 euros».

AVISO POR SMS
PARA PAGAMENTO

A interpelação que está a chegar aos pais por SMS para pagamento do Magalhães continua a gerar incerteza. Prova disso são os comentários feito ao artigo SMS da Youtsu para pagar portátil Magalhães no site oficial (www.portatilmagalhaes.com), acerca da dúvida se os SMS seriam legítimos ou uma tentativa de burla. Apesar de todos os comentários, ainda ninguém conseguiu que o centro de atendimento do Ministério da Educação, confirmasse esta situação.

NOVA VERSÃO
A CAMINHO

Apesar do portátil Magalhães ser relativamente novo, a sua fabricante, a JP Sá Couto, está já a trabalhar no desenvolvimento da próxima versão, ao que tudo indica, incorporando bem mais componentes portugueses e mais adequado às especificidades e necessidades dos nosso alunos. Recentemente foi assinado um Memorando de Entendimento com o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA) para o contínuo desenvolvimento da iniciativa Magalhães. O evento teve lugar em Sintra e contou com a presença de Craig Barrett, o CEO da Intel, que continuará no projecto e com o Primeiro-Ministro José Sócrates.
"Magalhães" chega a Montalegre