Novo tapete na “Estrada do Rio

05 Março 2009
Fernando Rodrigues, presidente da Câmara de Montalegre, anunciou, na última Assembleia Municipal, que a “Estrada do Rio
A vulgarmente conhecida “Estrada do Rio”, que faz a ligação da vila de Montalegre a Parada, vai ter tapete novo. Recorde-se que estamos a falar de uma estrada nacional (EN 308) que foi desclassificada. Só foi aceite pela Câmara de Montalegre como única forma de ser reparada pelo governo de então.
Há cerca de 14 anos, esta via «estava em semipenetração, era mais estreita e era impossível transitar, devido aos buracos e alagamento do pavimento em vários sítios», lembra Fernando Rodrigues, actual presidente da Câmara de Montalegre.

«ESTRADA
ASSASSINADA»

Sem se deter, o edil recorda: «a autarquia, para que a estrada fosse reparada, teve que a aceitar para o domínio municipal. Mas o que aconteceu foi que essa reparação foi mal feita e a estrada ficou assassinada». Os episódios são muitos. Como este: «a antiga JAE (Junta Autónoma Estradas), contra a vontade da câmara, aplicou um tipo de tapete que já tinha dado mau resultado noutras zonas, sobretudo em regiões onde chove muito e em zonas de gelo. Nessa altura, a câmara teve que suportar a compra de terrenos, para alargamento e pequenas correcções, e ainda fez os muros das propriedades. Mas…o pior é que ficou sem estrada! Ainda não estava o serviço concluído e já havia buracos no tapete novo!».

«GRANDE
INVESTIMENTO»

O presidente da Câmara de Montalegre não esquece o esforço de manutenção que tem sido aplicado nesta via: «com as intervenções que a câmara tem feito, em alguns sítios, a estrada lá foi aguentando estes anos, mas chegou ao limite», como facilmente se pode observar nas fotos que ilustram esta noticia.
Face a isto, Fernando Rodrigues garante que a estrada «vai ter um piso novo nas zonas degradadas e vai ser pintada de Montalegre a Parada». Um investimento, reforça, «muito significativo que é superior a 500 mil euros» justificados «pela exigência da intervenção que é incontestável e de grande urgência» dado tratar-se «de uma via principal do concelho que serve todas as aldeias do Rio».
As obras de melhoramento desta estrada devem estar concluídas no próximo mês de Agosto.
Novo tapete na “Estrada do Rio