Sexta 13 - Preparativos

12 Março 2009
Já está no terreno a equipa de trabalho responsável pela encenação da Sexta 13 de Montalegre. Zona histórica da vila já mexe como nunca. Comércio prepara-se a rigor para receber centenas de pessoas. Zona envolvente do Castelo de Montalegre é o palco de todas as emoções.
O centro histórico da vila de Montalegre mostra um movimento fora do comum. Todo ele transpira misticismo. São as cores, os rostos, os sinais, transportados por uma gigantesca máquina de encenação para o espectáculo desta sexta 13 que promete ser o melhor de sempre.
Recorde-se que a encenação gira em volta de uma aposta denominada "O Cálice da Alegria", espectáculo com co-produção da Câmara Municipal de Montalegre / Centro de Criatividade – Póvoa de Lanhoso, encenado por Moncho Rodriguez.

«VAI SER UMA
GRANDE FESTA»

Para o encenador, trazer este espectáculo a Montalegre «é uma grande responsabilidade porque estamos a falar de um acontecimento nacional e internacional». Moncho Rodriguez explica: «inventamos uma história à qual chamamos "O Cálice da Alegria". O que é? São pessoas que vão até à vila de Montalegre a quererem beber o elixir da alegria, que é a vossa queimada. São comediantes medievais, que vão passar mil dificuldades para conseguirem beber esse cálice. São atacados por duendes, bruxas, enfim...eles têm que passar por uma grande aventura para chegarem até ao Castelo de Montalegre». Empolgado, o encenador acredita «que vai ser uma grande festa» porque «estamos a falar de um espectáculo com mais de 150 pessoas envolvidas, entre bailarinos e actores profissionais».
No fim, Moncho Rodriguez lançou este desafio: «o povo vai ter que participar. Só existe encenação com participação. Acredito que todos vão adorar daí que gostaria que toda a gente se traje com algo relacionado com este clima fantástico de magia que oferece a Sexta 13».

Sexta 13 - Preparativos