Presidente homenageado em Paredes

09 Agosto 2009
Fernando Rodrigues, presidente da Câmara de Montalegre, foi homenageado pela Associação Social e Cultural de Paredes do Rio. Um gesto, feito no dia da tradicional malhada de Paredes, muito aplaudido pelo povo que assim agradece todo o trabalho e obra que o actual executivo municipal tem empregue nesta aldeia.
O presidente da Câmara Municipal de Montalegre foi alvo de uma homenagem por parte do povo de Paredes do Rio, freguesia de Covelães, representado pela dinâmica Associação Social e Cultural de Paredes do Rio, liderada pelo jovem José Carlos Moura.
Um acto solene que muito honrou Fernando Rodrigues que respondeu desta forma perante um salão lotado de gente: «quero agradecer ao povo de Paredes por este gesto mas dizer-lhes que não fiz mais do que a minha obrigação. Quero também dizer que esta freguesia é um exemplo de dedicação. O presidente, José Acácio, foi dos poucos que deu a cara quando surgiu o Ecomuseu de Barroso. Hoje há mais apoiantes mas hoje é mais fácil ter apoiantes».

«TEMOS UM
PATRIMÓNIO VIVO»

Sempre a repisar a ideia de desenvolvimento, o presidente da Câmara de Montalegre esclareceu: «nós temos muitas dificuldades mas também temos muita riqueza. Temos um património vivo, cultural, etnográfico que não se encontra em mais lado nenhum. Quero, por isso, agradecer aos poucos que ainda têm a coragem de continuar a trabalhar por esta terra para que continue a ser um local de referência».
No final, Fernando Rodrigues dirigiu uma última palavra aos emigrantes, curiosamente alvos de uma homenagem, recente, por parte da Câmara Municipal de Montalegre: «devia ser sempre Agosto, não era? Mas já que não é possível, deixo-lhes aqui um reconhecimento. Com eles e através deles o palpitar do sangue barrosão é diferente. Ás precisamos de ir lá fora para ver o que se passa, o que se sente. Encontramos, de uma forma extraordinária, a nossa identidade, o sangue que lhes corre pelas veias. Isto para além do prestígio que recebemos por esse Mundo fora. Que essa força que encontramos lá seja transportada cá para dentro para conseguirmos fazer da nossa terra, uma terra cada vez melhor».

ANTIGA ESCOLA
TRANSFORMADA

Com o aval da Câmara de Montalegre, a antiga escola de Paredes do Rio foi transformada num armazém/garagem que servirá de suporte à Associação de Paredes. O presidente da Junta de Freguesia, também ele homenageado, explicou o porquê deste investimento na ordem dos 8.500 euros: «antes de tudo agradecer à Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente, pelo facto de nos ter dado este espaço e nos ter apoiado na sua reconstrução. Agradecer também ao povo de Paredes e aos sapadores que nos ajudaram imenso. É um local que passou a ficar recuperado e que lhe vamos dar utilidade. Penso que ficou um espaço digno e que muito ajudará ao desenvolvimento da Associação de Paredes».

ENTREGA DIPLOMAS

Nota para a entrega dos diplomas aos alunos da escola de música de Paredes do Rio por parte do presidente da Câmara Municipal de Montalegre. Fernando Rodrigues aproveitou para felicitar os jovens incentivando-os para continuarem na sua progressão musical.
Presidente homenageado em Paredes