Reunião com produtores da Feira do Fumeiro 2010

22 Outubro 2009
Realizou-se no salão nobre da Câmara de Montalegre uma reunião preparatória com vista à próxima edição da Feira do Fumeiro, agendada de 21 a 24 de Janeiro de 2010. Uma vez mais, a organização apelou os produtores para seguirem o caminho do rigor alertando-os para a nova legislação que implica mais exigências. Um evento que irá contar com mais produtores inscritos (79), mais animais identificados (790) e mais novas entradas (14).
A 19.º edição da Feira do Fumeiro e do Presunto de Barroso vai ter lugar entre os dias 21 e 24 de Janeiro de 2010. Com o objectivo de aperfeiçoar feiras anteriores e também divulgar e fazer cumprir a nova legislação, os organizadores do certame - Câmara de Montalegre e Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã - e produtores do fumeiro reuniram na Câmara Municipal. Um dos objectivos desta reunião, entre outros, foi anunciar a quem irá estar presente no evento a nova legislação que entrou em vigor.
Orlando Alves, vice-presidente do município e “pai” desta iniciativa, apelou à calma dos produtores que normalmente se assustam e preocupam quando é preciso mudar, afirmando que «há um prazo de dois anos para a adaptação às novas circunstâncias e para cumprir aquilo que está estabelecido». Este não deixou ficar esquecidas duas questões importantes: a obrigatoriedade de cada produtor possuir uma “marca de exploração”, lembrando que «para entrar e permanecer no mercado todos têm que estar em situação legal e cumprir!».
As explicações mais técnicas surgiram de Ana Justo, quadro camarário e um dos nomes de maior relevo da organização. Esta falou da importância que a parte burocrática tem e também dos dois regimes que entraram em vigor (REAP – Regime de exercício da actividade pecuária e REAI – Regime de exercício da actividade industrial). Argumentou «que os produtores precisam de se mentalizar que as coisas não funcionam como antes e que é necessário fazer uma adaptação, se quiseram continuar no mercado». Ana Justo acredita «sermos capazes de nesta edição da feira fazermos cumprir já algumas das novas regras» e acha que estes dois novos regimes «vão facilitar».
Fernando Pereira, funcionário da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã completou a informação dada anteriormente por Ana Justo, referindo, entre outras coisas, o que é necessário para o licenciamento das actividades. Mostrou vantagens, falou das propostas que mais se adequam a cada caso e tal como os anteriores oradores reafirmou que esta nova legislação é «mais simples, mais vantajosa e com uma concretização mais rápida».

MEADOS DE DEZEMBRO:
ABATE DOS ANIMAIS

Os conselhos do veterinário da Câmara Municipal de Montalegre, Domingos Moura, foram importantes para a plateia. Este aconselhou que o abate dos animais seja feito «a partir da segunda quinzena de Dezembro». Domingos Moura afirma que «há óptimos animais» e por tal sente-se «muito contente».
Esta reunião terminou com a nomeação do vice-presidente da direcção da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, Manuel João Soeira de Moura, para substituir o presidente da direcção, Boaventura Moura, nas suas falhas e impedimentos para o exercício das suas funções.
A fechar, referir que em princípios de Dezembro irá ser realizada mais uma reunião, com as mesmas partes, onde irão ser abordadas mais temas envolvidos neste cartaz turístico.
Reunião com produtores da Feira do Fumeiro 2010