Porto recebeu XIX Feira do Fumeiro

14 Janeiro 2010
Está apresentada a 19.ª edição da Feira do Fumeiro de Montalegre, evento a ter lugar de 21 a 24 deste mês. Tal como sucede em anos anteriores, a organização do certame deu uma conferência de imprensa na Casa de Trás-os-Montes do Porto. Segue-se amanhã nova conferência de imprensa, desta feita em Braga.
Foi apresentada a XIX Feira do Fumeiro e do Presunto do Barroso (consultar programa anexo). Aconteceu na Casa de Trás-os-Montes do Porto numa conferência de imprensa muito participada à semelhança do que tem sucedido em anos anteriores. Amanhã vai acontecer o mesmo mas desta vez será em Braga. Um “cartão de visita” que atesta o peso nacional do maior "emblema" turístico da região do Barroso que este ano promete reforçar os números das edições anteriores.
Como vendo sendo hábito, coube ao vice-presidente do Município de Montalegre, Orlando Alves, avaliar o momento actual do certame ao mesmo tempo que garantiu que estamos perante «a rainha das feiras do fumeiro».
Para o autarca, a Feira do Fumeiro «foi uma oportunidade que se criou há cerca de 20 anos», num «palco onde nós, barrosões, nos esmeramos para fazer um fim de semana em grande, para dizermos que estamos vivos...é uma espécie de resistência à morte por muitos anunciada».

900 MIL EUROS DE FACTURAÇÃO
75 MIL VISITANTES

Orlando Alves declarou que «a casa barrosã é uma casa farta», todavia, sublinha, «a postura do barrosão não tem revelado dotes de comercialização» como é prova os quatro produtos certificados que no entender do autarca não têm sido bem aproveitados. O mérito da Feira do Fumeiro, na óptica do orador, «é estimular a fixação das pessoas e ter um fluxo financeiro. É muito dinheiro que entra no bolso dos nossos agricultores».

«ISTO FOI UMA INVENÇÃO!»

Perante uma plateia atenta, Orlando Alves confessou que o certame «foi uma "invenção". Um passo muito atrevido que fez com que uma terra pequena fique, nestes dias da feira, inundada de gente endinheirada».
Para a presente, o vice-presidente da Câmara de Montalegre declarou:«baixaram os produtores (79) que não as quantidades e o mostruário de presuntos, chouriças de carne ou de abóbora, alheiras, salpicões, sangueiras, farinheiras, pás, pés, queixadas, barrigas, etc... faz da Feira do Fumeiro de Montalegre a "rainha das feiras"».

DEGUSTAÇÃO
DOS PRODUTOS

Finda a conferência de imprensa, organização e jornalistas tiveram oportunidade de degustar algumas iguarias do Barroso num encontro que já faz parte da história da Feira do Fumeiro e do Presunto de Barroso.
Porto recebeu XIX Feira do Fumeiro