“Cantar dos Reis

08 Janeiro 2010
Como vem sendo norma, as janeiras voltam a ser comemoradas na característica aldeia do concelho de Montalegre, Paredes do Rio. Este dia festivo tem lugar este sábado, com a organização a cargo da Associação Social e Cultural de Paredes do Rio (ASCPR) e com apoio da Rádio Montalegre e do Ecomuseu de Barroso. Do programa consta o cantar dos reis, o arremate das oferendas e o tradicional jantar de reis.
Há muito que a tradição de cantar os reis está enraizada na cultura do povo de Barroso e são algumas as aldeias do concelho de Montalegre que celebram esta data. Paredes do Rio, aldeia peculiar barrosã, vai marcar esta quadra este sábado.
A Associação Social e Cultural de Paredes do Rio organiza, como vem sendo hábito nos últimos anos, o “Cantar dos Reis” na sua aldeia. As janeiras serão cantadas por toda a povoação durante o dia. Pelas 19 horas terá lugar o arremate das oferendas, ao que se segue a degustação de várias iguarias num jantar realizado nas instalações da associação.
Espera-se que este ano a população adira tanto ou mais do que em anos anteriores e que sejam muitos os curiosos a fazer parte desta festa tradicional, que junta miúdos e graúdos oriundos de vários pontos do concelho.
Esta iniciativa conta com o apoio da Rádio Montalegre e do Ecomuseu de Barroso.

“Cantar dos Reis