Reis 2009 na Câmara Municipal

08 Janeiro 2010
As comemorações do dia de reis promovidas pela escola do ensino básico n.2 do agrupamento de Montalegre incluíram, entre outras actividades, o cantar das janeiras pela vila. Entre outras passagens, os pequenos passaram pelo edifício da Câmara de Montalegre onde entoaram canções pedindo os "reis". O acto foi assistido pela vereadora da educação, Fátima Fernandes, acompanhada por alguns funcionários camarários.
Na sequência das comemorações alusivas ao dia de reis, os alunos da escola básica n.2 do agrupamento de escolas de Montalegre participaram em várias actividades. Depois do concurso “Cantares dos Reis no Barroso” seguiu-se uma romaria pelas ruas da vila, na qual os mais pequenos, auxiliados pelo corpo docente, entoavam canções das janeiras, recebendo assim, a contribuição que cada um podia oferecer.
As instalações da Câmara Municipal de Montalegre também tiveram o privilégio de contar com a actuação dos mais pequenos. Dezenas de crianças, decoradas a preceito, encarnaram o espírito e tradição antigos e proporcionaram um «belo momento» a todos os funcionários do município, destacou Fátima Fernandes, vereadora da educação.

«UM BELO MOMENTO»

A responsável pela área educativa entendeu esta iniciativa como «uma maneira de preservar tradições e aproximar o meio escolar da comunidade».
Apesar do frio e do longo percurso efectuado pelas ruas da vila, o balanço foi positivo. «Apesar do cansaço, as crianças estão felizes. Foi um dia diferente», atesta satisfeito um encarregado de educação que assistiu a parte do percurso dos petizes.
Reis 2009 na Câmara Municipal