Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Cantar dos Reis 2009 em Paredes do Rio

12 Janeiro 2010
O tradicional "Cantar dos Reis" foi, mais uma vez, promovido pela Associação Social e Cultural de Paredes dos Rio. O evento seguiu os contornos dos anos anteriores com o cantar das janeiras pela aldeia, o arremate das oferendas e um jantar convívio com os amigos da associação que puderam estar presentes. O convívio teve a presença do Presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues.
A tradição de “Cantar os Reis” está enraizada na cultura do povo de Barroso e ainda são algumas as aldeias do concelho de Montalegre que comemoram esta data. A povoação e alguns curiosos em conjunto com a Associação Social e Cultural de Paredes do Rio celebraram esta quadra, como vem a ser norma nos últimos anos.
Este acontecimento não é novidade para as gentes da terra nem do concelho. «O cantar dos reis já se realiza há muito tempo e de alguns anos para cá também tomamos a iniciativa de realizar um jantar convívio com os nossos amigos e com todas as pessoas que aparecem», afirma José Carlos Moura, Presidente da Associação de Paredes do Rio.
As actividades deste ano não diferiram muito das praticadas em anos anteriores. A principal diferença foi «o número de pessoas presentes, pois devido às condições atmosféricas, as estradas tornaram-se perigosas e muitos amigos galegos, de Braga e do Porto não puderam festejar connosco», atesta o líder da colectividade. Contudo, nem o mau tempo impediu que fosse possível reunir um «grupo simpático de pessoas para um divertido convívio», continua.
Depois do almoço, amigos da aldeia, associação e habitantes reuniram-se com o Menino Jesus. Os cânticos estavam ensaiados e desta feita percorreram todas as casas da aldeia. O grupo que entoa as canções é «praticamente composto por todos os populares. Muitas vezes chegamos às casas e estão vazias. Dessa forma, os donos da casa saem do grupo, abrem-nos a porta, trazem uns biscoitos e uma garrafa de vinho do Porto e fazemos um pequeno, mas alegre convívio», conta José Carlos Moura.
O “Cantar dos Reis” tem implícita a recolha de ofertas. Estas oferendas não são só monetárias. Em tempo de matança do porco oferecer fumeiro torna-se quase obrigatório e as garrafas de vinho do Porto e Champanhe já são da praxe.
Pelas 19 horas teve lugar o jantar convívio onde foi possível apreciar a boa chouriça da terra e onde foi feito o arremate. José Carlos Moura, salienta que «tanto as ofertas em dinheiro como o montante resultante do arremate revertem a favor da igreja».

PRESIDENTE
ELOGIA ASSOCIAÇÃO

Fernando Rodrigues, presidente do município de Montalegre, olha para o ambiente festivo que gira na aldeia como uma «animação cultural e uma tradição da nossa região recriada em Paredes. Estas comemorações são mais um momento de convívio entre os de fora e os da terra. Sem dúvida que é um momento de projecção da cultura de um povo».
O Presidente da Câmara congratulou a Associação Social e Cultural de Paredes do Rio e os seus habitantes pelo empenho e trabalho realizados dado que estamos perante um «grupo de pessoas que consegue desenvolver numerosas iniciativas culturais com demasiada importância que servem para projectar a terra e atrair visitantes, criando assim, actividade económica».

 

 

Cantar dos Reis 2009 em Paredes do Rio
Cantar dos Reis 2009 em Paredes do Rio
Cantar dos Reis 2009 em Paredes do Rio
Cantar dos Reis 2009 em Paredes do Rio
Cantar dos Reis 2009 em Paredes do Rio
Cantar dos Reis 2009 em Paredes do Rio
Cantar dos Reis 2009 em Paredes do Rio
Cantar dos Reis 2009 em Paredes do Rio