Jovens no Parlamento

20 Janeiro 2010
Teve lugar no pavilhão multiusos de Montalegre uma sessão debate do programa Parlamento dos Jovens. Esta sessão teve como principal objectivo sensibilizar os estudantes do agrupamento de escolas de Montalegre para a importância da participação cívica. O debate contou com a presença da deputada da Assembleia da República, Paula Barros, do Presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues, executivo do agrupamento de escolas, bem como docentes e alunos do ensino secundário.
A sessão debate do Parlamento dos Jovens, realizada no auditório municipal de Montalegre, contou com as presenças de Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, Fátima Fernandes, vereadora da educação, Paula Barros, deputada eleita pelo círculo de Vila Real, a par dos alunos do secundário, docentes e membros do corpo executivo do agrupamento de escolas de Montalegre.
O programa teve início no agrupamento de escolas de Montalegre onde todos os alunos participaram activamente na elaboração das listas de candidatura. Com o apoio de alguns docentes, os estudantes elaboraram um programa eleitoral, subordinado ao tema “A República”, a pensar na comemoração do centenário do regime republicano.
Alguns alunos serão eleitos para uma sessão escolar e nela vai ser promovida a discussão e negociação de medidas entre os alunos das distintas listas. Segue-se a votação, para se chegar a um só projecto de recomendação. A escola elegerá alunos para a representarem na sessão distrital, agendada para Vila Real. A sessão nacional na assembleia da república é a fase final deste percurso.
Neste debate, os alunos tiveram a oportunidade de intervir e questionar Paula Barros sobre o funcionamento do parlamento e doutros órgãos do poder político. Antes de responder às questões colocadas pelos alunos, a deputada fez uma breve introdução ao funcionamento da assembleia da república e só depois respondeu às perguntas dos estudantes.
Joaquim Costa, coordenador do projecto parlamento de jovens, já vem de alguns anos a esta parte a realizar este evento no agrupamento de escolas de Montalegre. Neste sentido, exalta «o aspecto cívico e o objectivo de conseguir que os alunos adquiram competências na área da socialização e no aspecto cívico, para que de uma vez por todas se deixe de pensar que os políticos, fazem pouco ou quase nada, porque é essa ideia que circula na nossa sociedade», afirma.
João Surreira, director da escola, vê com apreço o trabalho desenvolvido pelos alunos com supervisão docente. O responsável pelo agrupamento de escolas de Montalegre eleva a fasquia: «O propósito não é só a participação distrital (como em anos anteriores), a fase final é um objectivo ambicioso, mas todos nos vamos empenhar e lutar por isso».

PRESIDENTE DA CÂMARA
CONGRATULA ESCOLA

Por outro lado, Fernando Rodrigues aproveitou a oportunidade para saudar o agrupamento de escolas de Montalegre «por tomar esta iniciativa». Nos tempos que correm, acrescenta, «estamos habituados a ouvir que os jovens não se interessam pela politica, não têm sentido cívico, não se integram nas associações e aqui está um exemplo que confirma o contrário. Estes alunos mostram interesse em saber como é que se faz política, como é que se tomam decisões...isto é um bom sinal. Isto é indício que a escola de Montalegre tem vitalidade e desperta nos seus alunos o interesse por esta “coisa” engraçada que é a politica».

ESPÍRITO CRÍTICO…
MAS NÃO EGOÍSTA

Fátima Fernandes, vereadora da educação da Câmara Municipal de Montalegre, apelou aos alunos para que estes cultivem e demonstrem o "espírito" que neles existe. A visão crítica, bem utilizada, pode tornar-se um poder. A vereadora da educação incentivou os alunos para que usem esse poder de uma forma responsável tendo em conta os princípios da cidadania. A autarca, dirigindo-se ao público presente, completou: «Sintam o vosso poder, mas também a vossa responsabilidade».

EXPECTATIVAS ALTAS
PARA MONTALEGRE

Paula Barros, deputada da Assembleia da República, relembrou que o Parlamento dos Jovens «é um projecto conjunto entre o governo, via ministério da educação, com a assembleia da república. O grande objectivo é colocar grandes instâncias políticas a fomentar cada vez mais a participação cívica dos jovens».
O balanço desta sessão de debate vem ao encontro «daquilo que são as minhas expectativas para Montalegre e devo dizer que elas são sempre muito altas», atesta Paula Barros. O facto de conhecer Montalegre, as pessoas na globalidade, de estabelecer uma «boa relação com os órgãos directivos da escola, com o próprio executivo autárquico e estar a par do interesse e dinamismo que todos eles colocam nas acções que levam a efeito leva-me sempre a esperar grandes e bons resultados», defendeu a deputada. Sem se deter, a representante do distrito, concluiu que o aumento na participação a este projecto «eleva os níveis de competitividade e da exigência. Tenho a certeza que Montalegre vai dar um importante contributo para o projecto de resolução do distrito de Vila Real e acredito que Montalegre pode passar da fase distrital».
Jovens no Parlamento