Abriu o 'S. João das Chouriças'

21 Janeiro 2010
Estão abertas as portas do tão esperado “São João das Chouriças
Foi num clima de grande harmonia que foram abertas as portas do maior cartaz turístico e cultural do concelho de Montalegre. Centenas de pessoas aguardavam pela possibilidade de poder vislumbrar os stands recheados dos apetecíveis produtos que a Feira do Fumeiro nos brinda. As iguarias disponíveis são as que os visitantes mais assíduos já estão habituados. Não falta, no certame, presunto inteiro ou desossado, chouriça, alheira, salpicão, chouriço de abóbora, sangueira, pá, barriga, outros resultantes como pés e cabeça, pão centeio, folar ou bica de carne, entre outros.
O percurso pelos pontos de venda dos produtores foi acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, e Alexandre Chaves, governador civil de Vila Real. A estas duas personalidades juntaram-se centenas de visitantes da feira, bem como toda a comunicação social presente. O percurso foi animando e a interacção entre políticos e vendedores de fumeiro foi inegável.

NEGÓCIO GIRA EM
5 MILHÕES DE EUROS

Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara de Montalegre, considera que este certame é um «grande cartaz», não só «pelo facto de atrair em apenas um fim-de-semana mais de 60 mil visitantes, mas também porque a feira é uma grande fonte de receita para o município, para os produtores e também para a hotelaria e restauração». Para Fernando Rodrigues a feira «representa para o município, para os produtores e para a economia uma rentabilidade de cerca de cinco milhões de euros», não só com o negócio que é feito na feira mas também naquele que é realizado durante todo o ano com os produtos do fumeiro.
O Presidente da Câmara lembra que este evento «gera muita riqueza, muito emprego e é para muitos produtores, aqui que se encontra a maior fatia da rentabilidade da sua exploração agrícola».

CERTAME DEDICADO
ÀS...MULHERES!

Alexandre Chaves, governador civil de Vila Real, marcou presença na abertura do certame e não tem dúvidas que «a Feira do Fumeiro foi uma aposta certa do município de Montalegre acerca de 19 anos atrás. Desde inicio que se perspectivava sucesso no futuro e hoje, 19 anos depois, é um prazer enorme ver como cresceu, como melhorou e como as pessoas se habituaram a fazer do porco uma das suas vertentes económicas fundamentais».
O membro do governo afiança que a feira é um desafio ganho, não só do município mas também «das famílias e principalmente das mulheres. São elas a alma deste negócio, pois geralmente é a seu cargo que fica o tratamento dos porcos, bem como são uma preciosa ajuda nas matanças e é a elas que cabe a responsável tarefa de fazer os enchidos». Alexandre Chaves, arrisca dizer que a Feira do Fumeiro de Montalegre «devia ser dedicada ao esforço, ao trabalho e dedicação das mulheres que foram capazes de manter a tradição, com inovação e qualidade».
O político congratulou a Câmara Municipal de Montalegre «por ter iniciado a Feira do Fumeiro» e dá os parabéns também às mulheres do Barroso «que souberam agarrar a feira, seduzir-se por ela e fazer dela uma das maiores feiras do fumeiro do pais».
Abriu o "S. João das Chouriças"