Mulheres - As 'rainhas' do fumeiro

22 Janeiro 2010
Alexandre Chaves, governador civíl do distrito de Vila Real, referiu na abertura da XIX Feira do Fumeiro de Montalegre que o certame «deveria ser dedicado às mulheres barrosãs». Um rasgado elogio justificado «pelo esforço, pelo trabalho e pela dedicação».
Aquele que é «reconhecido como o maior evento do fumeiro a nível nacional», assim qualificado pelo presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues, é também, simbolicamente, «uma homenagem às mulheres barrosãs», no entender do governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves, que presidiu à cerimónia de inauguração. O representante do Governo no distrito, acompanhado pelos autarcas de Montalegre, começou por salientar, em declarações aos jornalistas, que «a Feira do Fumeiro foi uma aposta da autarquia de Montalegre há 19 anos, numa conjugação de esforços entre a Câmara e as famílias do Barroso, com especial destaque para as mulheres». Alexandre Chaves reforçou: «a feira posicionou-se como um evento de sucesso para o futuro». Ora, passados 19 anos, «quem teve oportunidade de assistir ao nascer deste evento e quem vê hoje a feira tem de concluir, sem sombra de dúvida, que esta é uma aposta completamente ganha pela autarquia, pelos produtores, pela região». Para o politico transmontano, «esta feira deveria ser dedicada às mulheres, pelo seu esforço, pelo seu trabalho, pela sua dedicação, até pela sua presença aqui, tendo ao longo destes anos conseguido manter a tradição e aliá-la à inovação e à qualidade».

NÚMEROS GORDOS

O realce que o governador civil deu ao sector económico deste evento foi aproveitado para Fernando Rodrigues declarar: «a extraordinária importância que a feira tem para o concelho, para a região, não apenas para os produtores, mas também por todo um mundo de vivências económicas e de resultados financeiros que gera, desde a venda directa do produto aqui durante estes quatro dias, como pelas receitas em termos de hotelaria e restauração – e neste caso, devendo considerar-se que se trata de resultados que vão muito para além deste fim-de-semana propriamente dito, porque durante três ou quatro meses de Inverno o concelho de Montalegre é imensamente visitado».
Em termos globais, espera-se que os cerca de 60 a 70 mil visitantes nesta 19.ª edição da Feira do Fumeiro esgotem as 60 toneladas de produto que estão colocadas à venda, gerando um negócio directo estimado em cerca de um milhão de euros. Outro tanto, aliás, se espera que resulte em termos de receitas ao nível da restauração e da hotelaria durante estes quatro dias. E, em termos mais globais, Fernando Rodrigues acredita que «são cerca de cinco milhões de euros que este evento acaba por registar ao longo dos próximos tempos».

«FEIRA É FESTA!»

Para muitos produtores – lembrou Fernando Rodrigues -, «a Feira do Fumeiro representa a maior fatia de rentabilidade da sua produção agrícola», sendo ainda de evidenciar que «outros produtores já conseguiram escoar grande parte da sua produção, mesmo antes da abertura da feira, uma vez que já têm os seus clientes fidelizados, mas também isso deve ser contabilizado no todo global quando as contas finais forem feitas».
Sendo um «evento económico da mais alta importância», a Feira do Fumeiro é também «uma festa e a oportunidade de um sadio convívio, como poderemos observar ao longo dos próximos dias, inclusivamente com grupos organizados que aqui chegam oriundos de vários pontos do país», destacou o autarca. Por outro lado, todos os dias há animação à volta das tasquinhas tradicionais na área descoberta do Pavilhão Multiusos.
Mulheres - As "rainhas" do fumeiro