Mel, Pão e Chás na Feira do Fumeiro

22 Janeiro 2010
A “rainha
Um visitante assíduo e atento da Feira do Fumeiro de Montalegre sabe, que ao longo dos anos a mesma tem sofrido alterações relevantes. No certame não se compram nem apreciam apenas produtos derivados do porco. A inserção de artigos como o mel, os chás e o pão tem sido um processo gradual mas com tendência a aumentar em próximas edições. Com mais ou menos tempo de “feira” estes produtores afirmam-se cada vez mais no mercado e têm feito sucesso com os visitantes.
Na Feira do Fumeiro de Montalegre não expõe só particulares, também existem empresas que aproveitam esta ocasião para se promoverem. No interior há um exemplo de uma empresa que repete a experiência desde há alguns anos. O trabalho tem sido reconhecido a nível nacional pela produção de mel em massa. O aparecimento deste negócio surgiu na necessidade «de escoar os produtos de dois apicultores, neste caso a produção de cada sócio», afirma Amadeu Fortunas.
A empresa tem sede em Paradela, aldeia do concelho de Montalegre, e produz uma média anual de seis toneladas de produto. Tem para oferecer aos visitantes da feira mel de diferentes plantas (urze, eucalipto, laranjeira, castanheiro..) e derivados de abelha, como o pólen. As variedades de mel que produzem prendem-se no facto de terem «colónias em vários pontos do país, uma vez que em função da flora é que é possível obter um mel diferente», conta o produtor
O propósito da exposição na Feira do Fumeiro não é tanto a venda mas sim «a promoção do produto. O mais importante é dar a conhecer ao público o que temos para oferecer», remata.

DO CONGRESSO POPULAR
PARA A FEIRA DO FUMEIRO

Maria das Dores Bernardes, oriunda da aldeia de Vilar de Perdizes, é a primeira vez que tem os seus artigos à venda na Feira do Fumeiro. Contudo, já não lhe chegam os dedos das mãos para contar os anos que monta o seu expositor no congresso de medicina popular da terra que a viu nascer. A ideia de ter um stand na Feira do Fumeiro de Montalegre apenas ganhou forma este ano devido aos muitos incentivos que recebeu por parte da família, amigos e formadores do curso de formação que se encontra a frequentar.
Todos os chás que tem para oferecer são de produção caseira e tem cerca de 100 chás diferentes. Todos eles servem de «remédio» e nos tempos que correm as pessoas procuram «a cura para as doenças da moda: stress, colesterol e os diabetes», confirma Maria das Dores Bernardes.

Mel, Pão e Chás na Feira do Fumeiro