'Terra a Terra' na XIX Feira do Fumeiro

23 Janeiro 2010
Por causa da Feira do Fumeiro, o programa "Terra a Terra", emitido pela TSF, voltou a pisar Montalegre. Duas horas de promoção do concelho e do certame onde foi possível juntar, à mesma mesa, Fernando Rodrigues, presidente da Câmara de Montalegre, Boaventura Moura, presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, José Dias Baptista, historiador, Ana Justo, técnica da Câmara Municipal e João Poças, produtor de gado barrosão. A actual situação da feira e o retrato do concelho foram os pontos fortes desta conversa.
Acostumado a dar voz às gentes e às tradições nacionais, o programa “Terra a Terra”, emitido pela TSF, colocou em destaque, Montalegre. Tendo a Feira do Fumeiro como pano de fundo, Joaquim Ferreira, conduziu a emissão em directo do pavilhão multiusos. Para este diálogo animado contou com a presença de Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara de Montalegre, Boaventura Moura, Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, José Dias Baptista, historiador, Ana Justo, técnica da Câmara Municipal e João Poças, produtor de gado barrosão.
Foram muitas as temáticas abordadas ao longo desta emissão, contudo, todas elas giraram em torno da situação actual da “Rainha das Feiras” e do retrato do concelho.

OBJECTIVOS
CUMPRIDOS

Este programa é uma «preciosa ajuda para divulgar a feira mas, para além disso, promove a divulgação da região e dos nossos produtos. É um esforço que o município faz para que o aquilo que Montalegre tem de melhor esteja em contacto com o grande auditório da TSF em todo o país», afirmou o Presidente da Câmara de Montalegre. Fernando Rodrigues lembrou ainda que «as pessoas devem visitar a feira não só para a aquisição de produtos, mas também para se envolverem na comunidade e cultura barrosã. O certame tem grande importância económica mas também é uma grande festa, com enorme animação cultural e com o contributo das populações locais e das povoações que nos visitam». Para o presidente do município o programa “Terra a Terra” em Montalegre «resultou bem. O tempo é sempre curto, nós queremos sempre dizer mais e mais sobre o que é nosso, mas acho que se conseguiu transmitir o essencial: o valor da nossa terra, com produtos de qualidade de excelência, como a carne e o fumeiro. Uma região com qualidade ambiental e forte cultura que tem hoje boas condições para ter melhor aproveitamento do turismo, para encarar o futuro dos mais jovens com mais optimismo e de criar mais condições para fixar as pessoas, criando mais riqueza e mais emprego».

DAR VOZ
A MONTALEGRE

Todas as semanas a TSF dá voz aos locais nos quais marca presença, devido à incessante procura de saberes e sabores típicos de cada região. Joaquim Ferreira, locutor do programa, refere «que para os ouvintes de Montalegre, tudo o que foi falado durante a emissão não é novidade. Espero, todavia, que o programa tenha sido elucidativo para as pessoas que não são da região e que as motive a visitar a vila. Foi importante dar voz às gentes do concelho e espero que tenha correspondido às expectativas. Se as pessoas se sentiram com voz… o objectivo foi inteiramente cumprido».

CHEGAS DE BOIS
NO MULTIUSOS

As chegas de bois são «o acontecimento cultural mais enraizado do concelho de Montalegre», esclareceu Fernando Rodrigues. Em outros tempos «o boi era do povo, representava a aldeia e a sua força. É portanto um valor cultural», continuou o autarca.
O município possui um «projecto, enquadrado nesta grande área do Parque de Exposições e Feiras de Montalegre, para homenagear as chegas de bois. Ainda não se avançou com essa obra pois, apesar de ser uma necessidade, não é uma prioridade. A vila possui um campo de chegas no senhor da piedade, mas é importante concentrar a animação num só espaço, pois isso enriquece também a feira. Vamos ver se na XX Feira do Fumeiro é possível inaugurar essa área e dessa forma ter toda a festa concentrada no parque de exposições e no coração da vila», destacou o Presidente da Câmara de Montalegre.
"Terra a Terra" na XIX Feira do Fumeiro