Ambulância TT - única na região

28 Janeiro 2010
Graças à iniciativa de Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal, a Associação de Bombeiros Voluntários Montalegre possui uma ambulância todo-o-terreno, única na região do Alto Tâmega. Devido à aquisição, por parte da autarquia, deste valioso instrumento de trabalho, é possível prestar socorro em situações climáticas adversas, tão comuns nesta zona do país. O socorro, com este veículo, estende-se, também, a concelhos vizinhos.
A Associação de Bombeiros Voluntários Montalegre é a única na região do Alto Tâmega a ter disponível na sua frota uma ambulância todo-o-terreno. A existência desta viatura só foi possível devido ao empenho da Câmara Municipal de Montalegre através do contributo do presidente Fernando Rodrigues, como faz questão de sublinhar o segundo comandante da corporação de bombeiros de Montalegre: «é uma preciosa ajuda para os bombeiros de Montalegre este veículo. Quero destacar a acção da Câmara, principalmente o apoio que o presidente colocou nesta aquisição». Recorde-se que estamos a falar de uma compra feita no início da década e graças a ela tem sido possível «prestar socorro, não só em condições climatéricas desfavoráveis como o gelo e a neve, mas também em zonas de difícil acesso», esclarece. Referir ainda que sempre que possível e necessário disponibiliza ajuda aos concelhos contíguos.

SERRA DO LAROUCO
MAIS PRÓXIMA

A ambulância todo-o-terreno amplia os serviços à serra do Larouco. Por exemplo, aquando da realização das provas europeias ou nacionais de parapente, os 1500 metros de altitude dificultam a vida aos veículos normais. «Esta viatura é uma grande ajuda para socorrer participantes, vítimas de quedas em zonas de difícil acesso», afirma José Manuel Lima, segundo comandante da Associação de Bombeiros Voluntários de Montalegre.

EQUIPAR
OUTRAS ASSOCIAÇÕES

Não é só o concelho de Montalegre que necessita de um meio de transporte seguro e eficaz, em condições adversas, como o gelo e a neve. Na zona norte do país, onde o frio se faz notar em maior grau e durante mais tempo, «uma ambulância todo-o-terreno por associação faz todo o sentido», defende José Lima. Em concelhos vizinhos, onde a presença desta também é requerida, não estranha que os bombeiros mostrem o seu descontentamento por não disporem meios necessários para a sua aquisição. O veículo especial, que Montalegre possui, auxilia outros concelhos da região. Todavia, esta prestação de serviços nem sempre pode ser assegurada. A sensação de impotência perante situações climatéricas desfavoráveis obriga, nessas regiões desequipadas, ao recurso a veículos 4x4, como os autocomandos.
José Lima, lastima que «outras entidades não sigam o exemplo da autarquia de Montalegre e equipem os seus corpos de bombeiros».

INEM
TODO-O-TERRENO

A ajuda recente, sob um forte nevão, a um doente da aldeia de Cepeda, concelho de Montalegre, vítima de enfarte, feita, em apoio, ao Suporte Imediato de Vida (SIV), que não conseguia progredir, leva o segundo comandante da Associação de Bombeiros Voluntários de Montalegre a considerar que «o próprio INEM devia ponderar a atribuição de viaturas deste tipo nestas zonas do país».
Este tipo de veículo é impreterível em Montalegre pois além de conseguir chegar onde os outros não chegam «faz todo o serviço que outra ambulância faz, uma vez que é uma ABSC, com equipamento do tipo B, que permite a aplicação de medidas de suporte básico de vida destinada à estabilização e transporte de doentes».
Ambulância TT - única na região