Mar de gente na Sexta-feira 13

14 Agosto 2010
Multidão nunca antes vista na celebração da "Sexta-feira13/Noite das Bruxas" de Montalegre. As mais altas expectativas foram ultrapassadas com a zona histórica da vila banhada por uma onda humana inédita. As imagens falam por si.
Nunca uma "Sexta-feira13/Noite das Bruxas" de Montalegre teve tanta gente. Mais de 30 mil pessoas concentraram-se na zona histórica da vila com o Castelo de Montalegre a servir de cenário. Uma multidão incomum amontoou-se pelas ruas da vila até tentar desaguar junto ao Castelo. Muitos não conseguiram atingir o objectivo dado o volume impressionante de pessoas. Um cordão humano jamais observado, prova que este cartaz já atingiu uma dimensão nacional.

EMIGRANTES EM PESO

Para o número recorde de pessoas muito contribuiu a tremenda falange de emigrantes, na maioria sem nunca terem visto este evento. Em todos houve surpresa e admiração com promessas de cá voltarem logo que a oportunidade surja. Destaque igualmente para os fiéis de sempre que cada vez trazem mais amigos em volta de um espectáculo único de uma terra já conotada como a capital do misticismo.

PADRE FONTES
SOBREVOA PÚBLICO

Um dos pontos altos da noite foi o aparecimento do Padre Fontes. Como se descesse dos céus, esta mítica figura barrosã, deu as boas vindas ao público transportado numa grua gigante que teve um efeito soberbo sobre a extensa mancha humana que lotava toda a zona envolvente do Castelo de Montalegre. Um "desenho" vindo do céu que rasgou, da melhor forma, um público que delirou com esta coreografia.
Esta aposta esteve enquadrada num espectáculo com mais de 300 figurantes profissionais, actores, bailarinos e músicos num cenário medieval, preparado especialmente para esta "Noite das Bruxas" a cargo dos elementos das Oficinas do Centro de Estudos de Barroso - Teatro e Tradições que realizaram o espectáculo em conjunto com actores profissionais, bailarinas e músicos, num total de cerca de 300 elementos, com criação e encenação de Moncho Rodrigues, do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso.

MIL LITROS DE QUEIMADA
ESCONJURADA

Figura de proa da "Sexta-feira13/Noite das Bruxas" de Montalegre, o Padre Fontes fez o tradicional esconjuro, desta vez para uns impensáveis mil litros de queimada, a “mistela mágica” que pode livrar de bruxedos. A distribuição da mesma foi acompanhada pela animação sempre presente de bruxas, demónios e duendes que "infernizaram" os milhares de turistas que não arredaram pé de um evento que só terminou a altas horas da madrugada com os bares e discotecas apinhados de gente.

A próxima Sexta-feira 13 está marcada para Maio do próximo ano.

Reportagem no PORTO CANAL

Reportagem na RTP