Troféu Ibérico de Orientação Barroso 2011

12 Abril 2011
A Câmara Municipal de Montalegre e o Clube de Orientação do Minho organizaram, em Salto, o "Troféu Ibérico de Orientação Barroso 2011", prova pontuável para a Taça de Portugal e para a Liga de Espanha de orientação pedestre. Um evento que reuniu mais de 700 atletas e que concentrou forte interesse por parte da população.
Depois do tremendo sucesso do 8.º Campeonato do Mundo de Orientação em BTT realizado em Montalegre no passado mês de Julho, foi a vez do concelho acolher em Salto o "Troféu Ibérico de Orientação Barroso 2011", evento desportivo organizado pelo Clube de Orientação do Minho (.COM), em parceria com a Câmara Municipal de Montalegre e a Federação Portuguesa de Orientação.
Um certame feito nas florestas de Salto e Lodeiro Darque, concelho de Montalegre, numa prova pontuável para a Taça de Portugal e para a Liga de Espanha de orientação pedestre.

APOSTA GANHA

O evento juntou mais de 700 atletas, portugueses e espanhóis, aos quais se juntaram vários britânicos e um suíço, num ambiente de verdadeira festa para o qual muito contribuiu as fantásticas condições meteorológicas que se fizeram sentir.
Segundo o diretor da prova, José Fernandes, para a obtenção deste êxito «foi determinante o apoio das entidades locais, dos proprietários dos terrenos cedidos para estacionamento e zona de concentração em Lodeiro Darque e os apoios de entidades oficiais e marcas, aos quais o Clube de Orientação do Minho manifesta mais uma vez o seu agradecimento». O responsável defendeu ainda que «as florestas e Salto e de Lodeiro Darque são dois valores seguros para a organização de qualquer competição internacional de Orientação», ao mesmo tempo que garantiu que «foi com vontade de voltar que todos os participantes partiram, o que nos reforça enquanto clube este sentimento de que vale a pena a aposta que há bastantes anos fazemos em terrenos de rara beleza e muito técnicos para a prática desta modalidade fascinante».
Em termos competitivos registaram-se 26 vitórias portuguesas, sete espanholas e uma inglesa, que de certa forma traduzem um certo equilíbrio tendo em conta o número de atletas inscritos das várias nacionalidades e os restantes lugares do pódio.

TERRA AMBIENTAL

Para Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, a escolha de Barroso para realizar esta prova «vem na sequência do sucesso do Campeonato do Mundo de Orientação em BTT que teve lugar neste concelho o ano passado». O triunfo dessa aposta aliado à beleza paisagística do concelho com os valores ambientais que possui, o património, a história e a cultura, esclarece o autarca, «são atrativos que levaram a esta escolha e são o condimento para a promoção turística da região que está sempre nas nossas decisões».

9 Abril 2011

09h00 – Abertura do secretariado no local da prova.
11h00 – Inicio das partidas da prova de distância Média.
11h30 – Inicio das partidas dos escalões abertos.
12h00 – Fim das partidas dos escalões abertos.
18h00 – Encerramento do secretariado.

10 Abril 2011

08h30 – Abertura do secretariado no local da prova.
10h00 – Inicio das partidas da prova de distância Longa.
10h30 – Inicio das partidas dos escalões abertos.
11h00 – Fim das partidas dos escalões abertos.
14h00 – Cerimónia de entrega de prémios. Encerramento.

Diretor da prova: José Fernandes.
Supervisor FPO: António Amador.
Traçadores de Percursos: Carlos Pires - Distância Média e José Fernandes - Distância Longa.
Cartógrafos: Leonid Malankov, Armando Rodrigues, Nazaré Fernandes e Carlos Rodrigues.
Revisão: Alexandre Reis, Valdemar Sendim, Carlos Pires e José Fernandes.

RESULTADOS FINAIS

Reportagem TV BARROSO