Fim de semana fantástico: Sexta 13 e Europeu Ralicross

11 Maio 2011

Montalegre vive de 13 a 15 de Maio um fim de semana intenso com a realização de dois eventos que prometem colocar a vila barrosã no topo da atualidade informativa. A celebração da "Sexta 13 - Noite das Bruxas" (13 Maio) e a prova europeia de ralicross (14 a 15 Maio) são as "atrações" de três dias de forte romaria à capital do Barroso.

De 13 a 15 de Maio todos os caminhos vão dar a Montalegre. Três dias frenéticos com a realização de dois eventos que vão arrastar milhares de pessoas à capital do Barroso.
A odisseia começa no dia 13 de Maio com a "Sexta 13 - Noite das Bruxas", única do ano, que só por si seria motivo de enchente garantida. Porém, este certame está colado a um outro não menos espetacular, como é a prova europeia de ralicross cuja adrenalina, também garantida, é estendida pela pista automóvel de Montalegre.

SEXTA 13 - "NOITE DAS BRUXAS"

Entre numa vila assombrada. Deixe-se encantar pelas histórias do "arco-da-velha" e envolva-se nas superstições que habitam no subconsciente de cada um. As bruxas existem? Gatos pretos são sinónimo de azar? Encontre todas as respostas em Montalegre na próxima Sexta-feira 13 - Noite das Bruxas.
Caracterize-se a preceito, descubra a Feira do Esconjuro, jante num dos inúmeros restaurantes embruxados e dirija-se ao Castelo de Montalegre. Lá descobrirá uma autêntica fusão de culturas contemporâneas e tradicionais de Barroso que ganham vida nas paredes do Castelo. Prepare-se para "A Travessia" com o Padre Fontes e purifique a sua alma bebendo a Queimada esconjurada pelo bruxo-mor.

"A TRAVESSIA"

A fusão de culturas contemporâneas do Mundo e tradicionais da região do Barroso será impressa em sítios específicos do centro histórico de Montalegre. O Castelo irá transformar-se no palco onde ganha vida a lenda da Misarela. Uma história do ladrão que invoca o diabo para o salvar dos seus crimes, este, em troca da alma do ladrão, constrói uma ponte: a Ponte da Misarela. No fim da sua vida, arrependido, confessa-se a um padre, incorporado pelo carismático Padre Fontes, que se disfarça e salva a alma do ladrão. Uma história que representa um período de transição, que nos conduz a uma nova etapa - uma passagem - um "entre-montes". O teatro comunitário serve como um meio de comunicação entre os indivíduos e as comunidades, constituindo uma Travessia sem fronteiras.
O projeto envolve cerca de 150 participantes, nacionais e internacionais, profissionais e amadores, oriundos de diversos pontos do país, do concelho e da Europa, cruzando gerações, comunidades e costumes.
"A Travessia" é um espetáculo de teatro visual e físico dirigido por Mariana L. Ferreira, Paulina Almeida, Sérgio S. Ferreira e Rui Monteiro, em co-produção com o CEBTT (Centro Estudos do Barroso Teatro e Tradições), o Ecomuseu de Barroso e o Município de Montalegre.

EUROPEU RALICROSS 2011

Tal como sucedeu em 2007, 2009 e 2010, Montalegre volta a ser o representante de Portugal no campeonato europeu de ralicross. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Montalegre e Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), acontece no fim de semana de 14 e 15 de Maio na pista automóvel barrosã. Um facto que ganha relevo por se tratar de um ano crítico, com a saída de três provas (Alemanha, Hungria e Finlândia), as quais, de acordo com a FIA, foram as menos pontuadas em termos organizativos, condições de pista e segurança em 2010.

NOVIDADES

As novidades para este ano passam pela mudança dos nomes das classes do campeonato. Em vez de divisões, as classes passarão a ter nomes descritivos. Assim, a Divisão 1 vai passar a chamar-se SuperCar, a Divisão 1-A será Super1600 e a Divisão 2 terá o nome de TouringCar. O sistema de numeração dos carros também vai sofrer alterações. Todos os carros de cada classe serão numerados de 1 a 99. Anteriormente 1 a 99 era usado na Divisão 1, 101 a 199 na Divisão 1-A e o 201 a 299 na Divisão 2. Para ajudar a distinguir rapidamente os carros de cada classe vão ser usados fundos de cores diferentes nas placas de número para cada divisão: branco na Supercar, azul na Super1600 e verde na TouringCar.

EUROPEU RALLYCROSS 2011 - Calendário

88 Jim Laurant BEL Skoda Fabia RS
99 David Nordgard NOR Ford Focus RS

NOTA: Documentação para download clique AQUI