Festas Concelhias - Até 17 Agosto

07 Agosto 2011
Montalegre enche-se de festa com mais uma série de atividades enquadradas nas festas do concelho. Corrida de cavalos, chegas de bois, torneio de golfe, concentração de concertinas, recriação da rota do contrabando em Tourém e Vilar de Perdizes, malhada e segada em Paredes do Rio, espetáculos piromusicais e arraiais são algumas ofertas.
Com os emigrantes a colorirem o concelho, Montalegre arranca com as Festas do Concelho este fim de semana. A organização coloca ao público uma série de alternativas para fazer deste Verão um tempo de animação e de valorização cultural.
As chegas de bois, emblema da região, são um trunfo que movimenta centenas de pessoas em redor de uma tradição que cativa todas as gerações, como faz questão de vincar Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre: «a chega de bois é sempre o ponto alto do convívio entre barrosões».
Na próxima terça-feira centenas de emigrantes juntam-se para mostrar os dotes musicais na IV Concentração de Concertinas, onde os «grandes nomes» dos cantares ao desafio voltam a marcar presença a partir das 22 horas, na Praça do Município. «É um dia de convívio entre mais novos e mais velhos», sustenta Fernando Rodrigues.

ESCOLHA VARIADA

Além da procissão religiosa, o autarca destaca ainda os espetáculos piro-musicais agendados para este fim de semana, ambos à meia noite, já que «atraem muita gente».
11 de Agosto, é "Dia do Emigrante", animado com o "Baile de Verão”" de um artista bem conhecido da música popular portuguesa, José Malhoa, pelas 22 horas, seguida da atuação do grupo musical Sol Nascente.
Outra atividade cultural é a Segada e Malhada do Centeio em Paredes do Rio, nos dias 13 e 14 de Agosto, promovidas pelo Ecomuseu de Barroso. «Junta muitos emigrantes e apela à história e à memória», refere o autarca. Há ainda a recriação da rota do contrabando em Tourém e Vilar de Perdizes, nos dias 12 e 13 de Agosto.
Além disso, o Ecomuseu continua de portas abertas todo o Verão com exposições permanentes. «É o repositório da nossa cultura, com a vida dos nossos antepassados e os emigrantes passam lá para matar saudades, sobretudo os mais velhos. Ouvem histórias antigas, vêem as alfaias agrícolas que já não se usam, revêem-se mais novos nas fotografias das aldeias, de casamentos ou atividades do campo», finaliza o presidente da Câmara de Montalegre.
Festas Concelhias - Até 17 Agosto