Biblioteca Municipal - Exposição de presépios 2011

26 Dezembro 2011
Pelo décimo ano, a Biblioteca Municipal de Montalegre tem em exposição cerca de meia centena de presépios. Patente até dia de reis, 6 de Janeiro, esta mostra «para todos os gostos», conta com perto «de meia centena de elementos», afirma Gorete Afonso, responsável pela instituição. Na mesma linha, convida todos os «que estão pela região, a viver a quadra natalícia,» a visitar.
A exposição de presépios da Biblioteca de Montalegre vai já na 10ª edição. A ultrapassar a meia centena de presépios em exposição, este ano conta «com o contributo das parcerias do projeto itinerâncias seniores», explica Gorete Afonso, diretora da organização. Porém, lembra «que grande responsabilidade» está a cargo da comunidade educativa. Sem esquecer, endereça «um muito obrigada a todos», sem esquecer «os particulares que também colaboram».

«PARA TODOS OS GOSTOS»

Gorete Afonso encara esta ação como «um trabalho educativo e cultural». No mesmo sentido, acrescenta que «temos presépios para todos os gostos», com «diferentes formatos» e concebidos «de vários materiais». Uma parte foi realizada mediante «premissas de reciclagem e reaproveitamento». Nota ainda para recordar que «em Barroso o Natal é comemorado à volta da figura do presépio», profere a entrevistada.

PRESÉPIO DE MONTALEGRE
NO MUSEU DA PRESIDÊNCIA

Foi notícia que «a nossa primeira dama é uma colecionadora de presépios» e «alguém que, nesta época, também dá particular importância a estes símbolos», comenta Gorete Afonso. Ato contínuo é pertinente referir que a esposa do Presidente da República «conta no seu espólio com um presépio nosso», elaborado «pela comunidade educativa». O mesmo está «no museu da presidência», conclui.
Biblioteca Municipal - Exposição de presépios 2011