XXI Feira do Fumeiro apresentada no Porto

19 Janeiro 2012
Está cumprida a primeira parte da apresentação pública da XXI Feira do Fumeiro de Montalegre. Aconteceu no Porto, na Casa de Trás-os-Montes, perante uma plateia significativa de jornalistas. Orlando Alves explicou, com detalhe, a trajetória de um evento que catalogou como «a mãe de todas as feiras».

«Venham daí as gentes da urbe ao encontro do mundo rural e do país profundo que somos.
Assim se faz a coesão social.
E do alto das gélidas montanhas do Larouco, Gerês, Cabreira e Barroso vos dizemos:
Sois bem-vindos
Vinde ver um Mundo a acabar»
In, Orlando Alves

A sala da Casa de Trás-os-Montes do Porto ficou composta para receber uma conferência de imprensa onde foi apresentada mais uma edição da Feira do Fumeiro de Montalegre. Um palco que juntou vários órgãos de comunicação social que ouviram, da boca de Orlando Alves, vice-presidente do município de Montalegre, palavras onde ficou bem patente a evolução do maior cartaz cultural do concelho de Montalegre. O autarca começou por referir que este «conclave de coisas boas» apareceu de «um golpe de atrevimento muito grande» porque, lembrou: «foi na altura que apareceram, na nossa terra, os porqueiros e os talhos ambulantes que foram a desgraça do mundo rural».

«FEIRA DO FUMEIRO FOI
A "MÃE" DE TODAS AS FEIRAS»

Embalado pelo passado, Orlando Alves declarou a dificuldade da ideia passar para o terreno: «o agricultor barrosão produz e tem prazer em dar. Tem vergonha em vender. Só sabe vender o gado e a batata, o resto... as pessoas tinham vergonha de criar um porco para depois fazerem chouriças e venderem». Apesar das renitências iniciais, o cartaz evoluiu de uma forma segura. A explicação é enigma, diz o responsável pela pasta da cultura do município barrosão: «se me perguntarem como foi possível crescer tanto, não sei.  O que sei é que a Feira do Fumeiro de Montalegre foi "mãe" de muita coisa: foi "mãe" de muitas feiras que hoje se fazem nos 308 municípios do país. E eu digo isto e posso dizê-lo com vaidade. Hoje faz-se a feira da água, faz-se a feira da pedra... há feiras em todo o lado! Essa vaidade posso dizer… que poderei um dia morrer».

«JÁ SUPERÁMOS
TODAS AS CRISES»

Foi dito que neste evento estão inscritos 148 produtores. Porém, deste conjunto, «enchem e dão vida ao Pavilhão Multiusos 127 produtores. Os demais 21 optam pela venda direta junto dos clientes que, ao longo dos anos, conseguiram fidelizar. Digamos que vendem por junto enquanto os retalhistas vão para o pavilhão», esclareceu o edil. Deste universo, «foram inscritos e cevados 964 animais cujo processo de engorda foi durante um ano devidamente fiscalizado por forma a garantir-se uma alimentação feita a partir de produtos da terra e sem recurso a qualquer tipo de rações».
A fechar a conferência de imprensa, Orlando Alves sustentou que a "raínha das feiras" já superou todos os testes: «o ano passado já superamos a crise e tivemos uma avalanche de gente. É o que vai acontecer este ano. Já ultrapassamos a crise da chuva, da neve... estamos confiantes que tudo vai correr bem».

PRODUTO

- Presunto – 625 unidades