Gestão da Câmara de Montalegre em destaque no JN

01 Fevereiro 2012
Sob o título "Autarcas sem calotes" foi publicado, por estes dias, no JN uma noticia que dá conta do bom trabalho de gestão financeira feito por alguns autarcas portugueses. Entre o lote reduzido está Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre.
"«As dívidas dos municípios a terceiros continuam a aumentar e a redução de dívidas só em casos pontuais». João Carvalho, responsável pelo anuário financeiro dos municípios, antecipa os resultados de 2010 que vão ser conhecidos em Fevereiro.
Em 2010, e segundo o anuário baseado no Tribunal de Contas, «apenas três Câmaras não apresentavam dívidas a fornecedores: Mealhada, S. João da Pesqueira e Santa Cruz das Flores», revela.
«Há outros municípios que dizem não ter dívidas mas têm passivos a curto prazo», esclarece. As dívidas de 2011 apenas serão conhecidas daqui a uns dias, mas vários autarcas já se congratularam por terem terminado 2011 sem dívidas a fornecedores.
O JN dá voz a cinco exemplos, mas há outros, como Mealhada ou Mogadouro. Para João Carvalho, é «quase um milagre», não sendo por acaso que «apenas três em 308 municípios, ou seja, 1%, o tenha conseguido em 2010»."

In, Jornal Noticias - 29 Janeiro 2012

MONTALEGRE

"Montalegre é um dos maiores municípios do pais. Tem 135 aldeias espalhadas por 800 Km2.
«Temos a área da ilha da Madeira, mas não temos o dinheiro que eles têm... nem os calotes»,
graceja Fernando Rodrigues, outro dos autarcas sem credores à porta.
O passivo, de seis milhões, é fruto do recurso à Banca.
Em 2011, Montalegre investiu 18,5 milhões de euros (3 na rede viária),
fechando o ano com um saldo positivo de 2 milhões.
O segredo está na «vida austera» da Câmara. «Podia ter seis vereadores a tempo inteiro e tenho dois, podia ter motorista e não tenho, podia ter chefe de gabinete e não tenho.
Tenho é uma equipa curta mas atrevida, polivalente», justifica o edil do PS.
O «mealheiro» em 2012 «tem que dar» quatro milhões para uma nova ligação a Chaves (15 Km divididos entre um troço novo e um já existente) de forma a aproximar o município à A24".
.
Gestão da Câmara de Montalegre em destaque no JN