União da Zona Norte

05 Março 2009
Vão ser eleitos os órgãos sociais da União da Zona Norte (UZN), estrutura associativa cujo âmbito social corresponde à região nortenha, com sede social na freguesia de Salto, concelho de Montalegre. Esta unidade de direito privado, pretende «promover a protecção dos espaços florestais e o desenvolvimento do meio rural da região Norte, defender os interesses económicos e sociais da região norte em geral, e dos seus associados em particular, e articular e coordenar as estruturas associadas».
As organizações florestais – Associação Agro-Florestal das Terras do Barroso (AAFTB), Terras da Montanha (AFLOTM) e Vessadas, membros fundadores, constituíram, em inícios do mês de Fevereiro, o Fórum da União da Zona Norte, estrutura associativa cujo âmbito social corresponde à região Nortenha, com sede social na freguesia de Salto, concelho de Montalegre. Esta União é uma unidade de direito privado e pretende, essencialmente, promover a protecção dos espaços florestais e o desenvolvimento do meio rural da região norte, defender os interesses económicos e sociais da região norte em geral, e dos seus associados em particular, e articular e coordenar as estruturas associadas.
Na primeira reunião da comissão instaladora, foi deliberado, por unanimidade, admitir três novas associações: Valdelima – Cooperativa Polivalente de Desenvolvimento Rural, CRL; Natura Viva - Associação Ambiental e Florestal, e a AFLOCAF – Associação de Produtores Florestais do Concelho de Alfândega da Fé.

APOSTA NO
ASSOCIATIVISMO

O Fórum da União da Zona Norte aposta fortemente num associativismo dinamizador e empreendedor de organizações de produtores florestais que contemple uma administração eficiente e produtiva dos recursos florestais, enriquecedores do nosso património geográfico.
Esta União tem como pilar representativo que apoia, auxilia e aconselha, ao qual se encontra filiada, o Fórum Florestal - Estrutura Federativa Representativa da Floresta, com sede em Alcoitão, estrutura de âmbito nacional, cujo intuito central é defender os interesses das organizações de produtores florestais quer nacionais, quer internacionais, fomentando o associativismo e a gestão florestal, promovendo, desta forma, uma administração sustentável dos recursos florestais.
No decorrer da Assembleia-Geral do Fórum Florestal, realizada na Guarda, foi apresentada uma moção pelo Fórum da União da Zona Norte – UZN com o intuito de fundar uma estrutura intermédia designada como “Conselho das Uniões” que promova o diálogo inter-regional e que sirva de elo de ligação entre as OPFs e o Fórum Florestal, desta forma, eis que surge a necessidade de convocar uma Assembleia-geral Ordinária pela Comissão Instaladora, representada pela Técnica Florestal da AAFTB, Eng. Catarina Salgueiro, cujo intuito é eleger os seus corpos sociais. Esta assembleia decorrerá no próximo 13 de Março, pelas 15 horas, no Auditório da Casa do Capitão, em Salto.
União da Zona Norte