Sexta-feira 13 - «A melhor de sempre!»

17 Agosto 2010
Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, na hora de fazer o rescaldo à ultima Sexta-feira 13 não tem dúvidas em classificar o cartaz como o melhor de sempre. Números recorde que pulverizaram «as melhores expectativas». Tudo somado, garante o autarca, houve «um retorno imediato 10 a 15 vezes superior ao investimento feito».
As mais de 30 mil pessoas que formaram o mar de gente que desaguou em Montalegre no fim de semana da realização da última "Sexta-feira 13/Noite das Bruxas", provocaram um sorriso estendido a Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre. Para o autarca, o que se viu na capital do Barroso foi um ambiente que ultrapassou as melhores previsões, argumento sustentado no que viu e ouviu. Um discurso positivo que lembra não só o espectáculo como todo o preparo e animação verificados antes da concentração de gente na zona histórica da vila: «foi um grande fim de semana em Montalegre. Foi uma grande Sexta-feira 13. Ultrapassou mesmo as expectativas que nós tínhamos. Nós queríamos e fizemos de tudo para que fosse a melhor Sexta-feira 13 de sempre e foi. Foi a melhor em animação, no número de visitantes durante a semana e também no número de pessoas para o espectáculo».

PROMOVER ECONOMIA

O presidente da Câmara de Montalegre lembra a aposta arrojada que foi feita pelo município num cartaz que este ano tinha o atractivo de ter os emigrantes e ser feito em época de férias. Uma conjugação de factores, aliado à boa promoção realizada, que apontava para uma grande enchente o que veio a suceder: «foi o melhor fim de semana e a melhor Sexta-feira 13 em termos de negócio. Nós fazemos uma aposta nesta iniciativa para valorizar um aspecto cultural importante mas também para fazer deste cartaz, um cartaz regional e nacional que reverta a favor da promoção da região. Para além disto, essencialmente, queremos promover a actividade económica. Tudo que se faça por esta actividade é pouco porque é através dela que se pode gerar riqueza e emprego».

«RETORNO IMEDIATO
10 A 15 VEZES SUPERIOR

A componente económica é fundamental, como se leu, em qualquer promoção da Câmara de Montalegre. Arrasta «emprego e riqueza», logo mais probabilidades de combate à desertificação. Este pensamento está bem patente nas palavras do edil: «realmente esta Sexta-feira 13 teve um sucesso extraordinário porque tivemos um retorno imediato 10 a 15 vezes superior ao investimento que nós fizemos. Os restaurantes encheram todos, a restauração estava toda a abarrotar». Sem se deter e no reforço desta defesa, continuou: «por exemplo, no dia seguinte houve dificuldade em encontrar alguns serviços a funcionar por ter rebentado tudo pelas costuras. Os bares, as pastelarias, as padarias...venderam praticamente tudo. Entraram em ruptura o que prova que temos que estar mais preparados para aproveitar melhor o negócio quando o há».

VINHO "SEXTA-FEIRA 13":
10 MIL GARRAFAS VENDIDAS

A ilustrar como a Sexta-feira 13 de Montalegre é luz de negócios, está o vinho "Sexta-feira 13". Uma ideia aproveitada pela Misericórdia de Valpaços que deve servir, na óptica de Fernando Rodrigues, de trampolim para outras: «o exemplo do vinho Sexta-feira 13 que lançou a Misericórdia de Valpaços, muita gente deve olhar para ele. Como é que os de Valpaços nos vieram ensinar a ganhar dinheiro? Vieram aqui com um vinho, aproveitaram o nosso cartaz, e já venderam mais de 10 mil garrafas. É assim que se aprende».
«Eu queria é que este exemplo servisse mais as pessoas de Montalegre e que este negócio fosse cada vez mais rentável e cada vez mais aproveitado», concluiu.

Perspectiva da Sexta-feira 13 (Montalegre, Agosto 2010)

Sexta-feira 13 - «A melhor de sempre!»