Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Futuro da Feira do Fumeiro está garantido pela juventude

14 Janeiro 2005
D625b3068c 1 1024 2500
Construção das cozinhas tradicionais (já 16 licenciadas ) é o caminho a seguir
É um facto que marca a presente edição da Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso: a presença de meia dezena de jovens produtores. Isto num ano onde foram identificados previamente 996 suínos, cujo subproduto é comercializado no certame e também directamente nas explorações e cozinhas tradicionais dos respectivos produtores a clientes que se mantêm fiéis e têm uma boa relação de confiança.
De assinalar igualmente o aumento de suínos totais identificados e suínos por produtor, dando a ideia de que a maioria dos produtores está a fazer uma maior aposta na actividade do fumeiro tradicional, tendo em conta o sucesso alcançado em anos anteriores.
Verifica-se igualmente uma tendência dos produtores para diminuir a ocupação em outras actividades agrícolas, devido à continuada baixa de preços da carne de bovino, uma diminuição gradual com tendência ao desligamento total das ajudas à produção, o que tem contribuído para uma maior aposta no investimento nos estabelecimentos de vendas directas – as já bem conhecidas cozinhas tradicionais -, respeitando, obviamente, as normas em vigor no que toca à segurança alimentar e segurança no trabalho.
Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Montalegre
14-01-2005
D625b3068c 1 1024 2500