Cabril - 'Jogos Tradicionais 2011'

17 Junho 2011
A Associação dos Amigos de São Lourenço de Cabril promove, no próximo dia 26, pelas 14h30, mais uma edição dos "Jogos Tradicionais". Trata-se de mais uma atividade calendarizada no plano de atividades. Este ano o evento apresenta algumas novidades.
Cabril volta a viver, no dia 26 deste mês, mais uma edição dos "Jogos Tradicionais" promovida pela Associação dos Amigos de São Lourenço de Cabril, concelho de Montalegre.
Estamos perante mais uma iniciativa calendarizada no plano de atividades tendo por fim «a prática de alguns jogos tradicionais, que se foram perdendo, nomeadamente, a Cucha, o Jogo da Malha, Corrida dos Sacos, Cartas, Jogo das Latas» entre outros.
Para este ano, o evento mostra novidades como são exemplo o slide e uma peça de teatro, intitulada "A Lenda", a ser interpretada depois do jantar.

TEATRO "A LENDA"

O fecho da jornada, pelas 21h30, será preenchido com uma peça teatral com o nome "A Lenda" interpretada pelo Grupo de Teatro da Misarela.
Uma peça cuja sinopse é a seguinte: «Reza a história que este estranho namoro nas terras do Barroso, que esta gente era simples e forte, crente e temente a Deus e "medrosa" do diabo. Tudo começa quando um criminoso, que vagueava escondido pela região, foi perseguido e descoberto pelas autoridades locais. Numa fuga, pois era bem conhecedor do local, deparou-se com um obstáculo. Um rio, de Rabagão de seu nome, entre os enormes penhascos. Apelou ao diabo e aquele fez aparecer a ponte a troco da alma. O negócio ali foi selado, e o criminoso passou a ponte e, após estar bem assente do outro lado, o diabo fez esfumaçar a ponte. Dessa forma, as autoridades não conseguiriam apanhar o "fuinha".
Mais tarde, já arrependido, confessou-se a um frade e, criminoso que é criminoso, volta sempre ao local do pecado, e este dirigiu-se para o lugar, mas acompanhado do frade. Quando o "fuinha" apelou novamente ao diabo, este fez aparecer a fria ponte, mas o frade - quando o criminoso ia a meio da travessia -, benzeu-a e a ponte ali ficou até aos dias de hoje, fazendo também como que o "fuinha" recuperasse a alma
».

Outras informações em www.aaslcabril.com
Cabril - "Jogos Tradicionais 2011"