Wi-Fi gratuita no centro histórico

08 Junho 2018

A Câmara Municipal de Montalegre instalou, recentemente, uma rede Wi-Fi pública gratuita no centro histórico da vila, na zona do Parque de Exposições e Feiras e um MUPI digital interativo (Mobiliários Urbanos Para Informação), com Wi-Fi incorporado, na praça do município. O investimento total foi de cerca de 40 mil euros, financiados em 90% através de uma candidatura aprovada à linha de apoio à disponibilização de redes Wi-Fi pelo programa "Valorizar" do Turismo de Portugal, que cobriram os custos com aquisição, configuração e instalação de equipamentos e também a conectividade.

Colocados em zonas de maior afluência por parte de visitantes e moradores locais, já se encontram ativos há cerca de cinco meses e estão instalados na zona do Castelo/Ecomuseu de Barroso, Rua Direita, Praça do Município e no Parque de Exposições.
Porém, é na Praça do Município que se encontra também o MUPI interativo contemplado neste projeto. A componente interativa destes dispositivos possibilita a navegação em áreas temáticas informativas relevantes, através de mapas interativos, com informação apresentada de forma segmentada e georreferenciada.
O projeto está inserido num plano de divulgação turística do município, através de soluções de smart cities, com suporte a MUPI digitais interativos e internet gratuita, através da disponibilização de rede Wi-Fi para visitantes e moradores locais. Trata-se de uma solução integrada com capacidade de análise de dados relativos à mobilidade e à caracterização dos perfis dos visitantes do concelho de Montalegre, que pretende melhorar a infraestrutura urbana e tornar o espaço físico mais eficiente de forma a criar um ambiente inteligente e interativo.

Logo Turismo de Portugal

Montalegre Wifi