Câmara de Montalegre paga Apoio Sanitário aos agricultores do concelho

26 Agosto 2005
Autarquia vai gastar todos os anos mais de 190 mil euros
Uma das recentes reuniões do executivo camarário deu luz verde à aprovação do protocolo de concessão de apoio financeiro destinado a acções de profilaxia e sanitária entre a Câmara Municipal de Montalegre e a Cooperativa Agrícola dos Produtores de Batata para Semente de Montalegre (Coagrimonte).
Segundo reza o protocolo, este tem por fim «definir os termos e as condições em que o Município de Montalegre se obriga a comparticipar, na íntegra, os encargos resultantes da realização de acções de carácter profiláctico e sanitário inerentes a diversos planos de erradicação das doenças doa animais, da responsabilidade dos produtores pecuários do concelho de Montalegre». A estimativa aponta, por ano, €192.500,00. Está igualmente estipulado que a Coagrimonte, entidade representativa de criadores do concelho de Montalegre, deverá entregar, todos os meses, uma «listagem identificadora do número de animais objecto de acções de profilaxia animal, espécie – bovinos, adulto ou jovem, ou pequenos ruminantes -, tipo de acção sanitária, data da realização dessa acção, densidade de animais por exploração e respectivos proprietários…», só assim será efectuado o respectivo pagamento.
Fernando Rodrigues, Presidente do Município, já explicou esta aposta: «para garantirmos a sanidade animal e a saúde pública, para darmos mais garantia e visibilidade aos nossos produtos locais, para apoiarmos o desenvolvimento rural e estimular a produção, vamos assumir já, o pagamento do excedente da sanidade animal para os bovinos e ruminantes, isto é, aquilo que actualmente é pago pelo agricultor no controle obrigatório, será assumido pela Câmara Municipal». O autarca enfatiza que estamos perante «um esforço financeiro significativo que vai direccionado para quem trabalha ou para quem quer trabalhar, para quem produz», tratando-se «de um apoio que se irá reflectir no reforço da imagem do concelho e dos nossos produtos, e em toda a actividade económica sobretudo na ligada à hotelaria e ao turismo».
NÚMEROS DO
PAGAMENTO

Entre outras obrigações, algumas delas já anunciadas, a Câmara Municipal de Montalegre, à luz do presente protocolo, vai proceder ao pagamento segundo este critério: Bovinos adultos, 12,50€; Bovinos jovens (vitelos), 10,00€; Ovinos e Caprinos (pequenos ruminantes), 2,50€.
Segundo dados do inventário apurado, a população pecuária concelhia situa-se  em 9 mil bovinos adultos, 7 mil bovinos jovens e 14 mil pequenos ruminantes (ovinos e caprinos).
Câmara de Montalegre paga Apoio Sanitário aos agricultores do concelho