Associação de Produtores de Fumeiro lança Boletim Informativo

15 Dezembro 2005
Ideia sai à rua trimestralmente. É mais uma forma de publicitar e esclarecer o maior filão do Barroso.
A Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, entidade que de parceria com o Munícipio de Montalegre promove a realização da Feira do Fumeiro do Presunto do Barroso, lançou mais uma iniciativa de interesse comunitário: a feitura de um Boletim Informativo (ver anexo), com periodicidade trimestral, que analisa e dá conta do andamento do certame.
Tal como está descrito, esta ideia tem por fim o seguinte: «criar uma maior proximidade da Associação dos Produtores de Fumeiro com os seus sócios e interessados e facultar-lhes mais informação sempre necessária a sua actividade, foi criado este boletim, que será editado trimestralmente ou sempre que se justifique. Este será constituído por vários artigos e noticias de conteúdo técnico relativamente a criação de suínos em regime caseiro, onde faremos um aconselhamento sobre a melhor dieta alimentar a seguir, tendo em vista aspectos económicos e de qualidade da matéria prima obtida (carcaças), os cuidados de maneio ao longo do ciclo produtivo dos porcos, como por exemplo cuidados higieno-sanitarios ou  profilaxia sanitária a seguir, as principais doenças que afectam os suínos na nossa região com uma breve caracterização dessas doenças de modo a que os produtores as possam detectar mais cedo e agir em conformidade. Será também objectivo de estudo, as varias raças de suínos no nosso pais, incluído  a raça Bisara e a sua importância para a qualidade do fumeiro de Barroso. Relativamente a produção de Fumeiro, vamos tentar implementar um plano de Segurança Alimentar,(HCCP), onde será dada importância aos cuidados na elaboração do fumeiro com o intuito de atestar a sua salubridade e qualidade perante os visitantes, clientes e consumidores do nosso fumeiro».
Associação de Produtores de Fumeiro lança Boletim Informativo