Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas visitou Feira do Fumeiro

27 Janeiro 2006
Rui Gonçalves destacou as «extraordinárias condições» da Feira do Fumeiro aproveitando para referir que o certame «é um exemplo para Portugal».
Tal como estava anunciado, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas, Rui Gonçalves, passou pelas instalações da XV Feira do Fumeiro e do Presunto do Barroso. Almoçou num dos restaurantes do evento e depois visitou todos os stands. Cumprimentou os produtores com enorme simpatia. Sempre acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, o membro do Governo teve oportunidade, como já foi dito, de cumprimentar os expositores presentes no Pavilhão Multiusos e, em breves declarações aos jornalistas, fez saber que o departamento que tutela «está fortemente empenhado em incrementar os apoios aos produtos certificados, o que poderá ser desenvolvido também através do próximo Quadro Comunitário de Apoio e que se aplica de maneira decisiva no caso dos produtores de fumeiro do concelho de Montalegre».

«ESTOU MUITO
IMPRESSIONADO»

Rui Gonçalves teve ainda oportunidade de enaltecer «o esforço e o exemplo» que constituem as 16 cozinhas tradicionais já com produtos certificados, que se encontram presentes na Feira do Fumeiro, afiançando que «esse é um caminho – que leva à certificação e à maior e melhor divulgação e comercialização do produto – que temos de continuar a percorrer». O Secretário de Estado disse ainda: «estou muito bem impressionado. É um bom exemplo das forças locais. A principal condição que quero destacar é a qualidade dos produtos». A rematar, frisou: «Isto proporciona uma enorme estabilidade financeira às pessoas e à região».