Concelho | Recuperação das Galerias Ripícolas

galerias_ripicolas_06
galerias_ripicolas_07
06 Maio 2022

Foram gastos perto de 100 mil euros na recuperação das Galerias Ripícolas dos rios Mau, Cávado e de Pitões das Júnias. Os trabalhos tiveram como objetivo «proteger o ambiente e promover eficiência dos recursos» tendo em conta a manutenção/melhoria dos habitats presentes nas galerias ripícolas e proporcionar condições para o aparecimento de uma maior biodiversidade em termos de flora e fauna. Este investimento foi cofinanciado pelo Portugal 2020 através do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e pela União Europeia através dos Fundos de Coesão.

As galerias ripícolas do RIO MAURIO CÁVADORIO PITÕES (Cerdeira) são constituídas maioritariamente pelos seguintes estratos arbóreos, Carvalho Negral (Quercus pyrenaica), o bidoeiro, vidoeiro ou bétula (Betula pubescens), Salgueiro (Salix sp.) e um estrato arbustivo dominado pela presença de matos, nomeadamente silva (Rubus spp.), e a urze (Erica umbellata e Calluna vulgaris), alguma carqueja (Pterospartum tridentatum) de porte médio e densidades elevadas, existe outra espécie arbustiva nomeadamente o tojo (Ulex spp.). O estrato herbáceo é dominado por gramíneas e alguns fetos (Pteridium aquilinum). No âmbito desta intervenção pretendeu-se efetuar a beneficiação/manutenção de galerias ripícolas numa área total de 60 hectares, correspondendo a 27 quilómetros.

- Proteger a qualidade da água;
- Valorização cénica e lúdica das galerias ripícolas;
- Proteção contra a erosão ou cheias e melhoria da drenagem e funcionalidade da corrente;
- Redução da carga combustível para alcançar um baixo índice de perigo de incêndio.

POSEUR_PT2020_FC_Bom