Fafião | IV Festival Aldeia de Lobos

12 Julho 2024

A pitoresca aldeia de Fafião, concelho de Montalegre, plantada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), acolhe nos dias 12 e 13 de julho a quarta edição do Festival Aldeia de Lobos. Um evento singular, apoiado pelo Município de Montalegre, constituído por múltiplas atividades que une áreas como a natureza, teatro, música, escultura, pintura e fotografia.

O festival comunitário Aldeia de Lobos, que decorre no fim de semana de 12 e 13 de julho na aldeia de Fafião, em Montalegre, tem como grande objetivo a preservação do lobo ibérico e as tradições seculares como as vezeiras ou as carrejadas. Recorde-se que é junto a Fafião que se encontra um dos maiores e mais bem preservados fojos do lobo da Península Ibérica e também o mais próximo de uma povoação. Construída entre o final do século XV e o início de XVI, a enorme armadilha é uma estrutura de muros em pedra com mais de dois metros de altura, ao longo 64 metros de comprimento, que se vão estreitando até desembocarem num poço com três metros de profundidade. Pela terra de montanha há outros, mas este, que deixou de ser utilizado em 1948, é um dos mais imponentes e bem preservados. Agora, o trabalho é feito em sentido inverso, em prol da preservação do lobo e das tradições ancestrais.

MEMÓRIA

2023. Festival Aldeia de Lobos